Tupam...o quê?
*Tupambaé significa cooperativa
na língua dos índios Tupi-guarani,
nas tribos do sul do Brasil e da América Latina.
A Cooperativa Educacional Integrada Tupambaé*, mantenedora da Escola Tupambaé, atua desde 1992 como espaço de Educação sem fins lucrativos, formado por profissionais das áreas de Educação e Saúde para atender pessoas com necessidades educacionais especiais – PNEEs.
O campo de atuação abrange a avaliação, encaminhamento e acompanhamento pedagógico terapêutico de crianças, adolescentes e adultos com especificidades de aprendizagem por comprometimento orgânico e/ou emocional grave.
A filosofia de trabalho desenvolve-se em consonância com ideais de transformação social legitimados por vários documentos: Declarações dos Direitos Humanos; Estatuto da Criança e Adolescentes, Declaração de Salamanca, Constituição de 1988, Lei de Diretrizes e Bases/96, Lei - Paulo Delgado, Resolução 02/01, entre outros.
O que oferecemos?
Equipe interdisciplinar composta por professores, pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, musicoterapeuta, psicomotricista, terapeuta ocupacional, educação física, informática, ensino em sistema de módulos e artífices. Esta equipe desenvolve o trabalho através de atendimentos individuais e/ou em grupo, planejado a partir de reuniões, supervisões e estudos de caso.
III - Frentes de Trabalho
1 - Escola de Educação Especial Tupambaé
A Escola é fundamentada em quatro eixos principais: a Educação, produção de novas subjetividades, a Política e a Neurociência. O objetivo é atender a uma clientela que por várias razões não consegue freqüentar as escolas de ensino comum, mas demanda um acompanhamento terapêutico-educacional, que venha favorecer uma participação na sociedade com maior qualidade de vida.
A Escola funciona em dois turnos (manhã e tarde) oferecendo também horário integral. No período da manhã funcionam os grupos de escolaridade e à tarde, as Propostas Diferenciadas (PDs).
1.2.a - Escolaridade
Atende aos alunos numa perspectiva de educação transformadora e inclusiva, através de um currículo voltado para a acessibilidade do processo de aprendizagem. Este envolve os aspectos: cognitivo, psicomotor, sócio-afetivo e o exercício da cultura cidadã.
A metodologia utilizada fundamenta-se na teoria sócio-construtivista e nas diretrizes da Política Nacional de Educação. É oferecido aos alunos uma ampliação de contato com os conteúdos escolares de forma significativa e contextualizada, envolvendo todos os aspectos das Diretrizes Curriculares Nacionais.
As turmas são organizadas em grupos reduzidos com atividades personalizadas e integradas com outras propostas da sociedade. As atividades de integração têm lugar especial no currículo, traduzindo-se em vários tipos de eventos extra-classe (passeios, pesquisas, visitas e etc.) .
1.2. b – Propostas Diferenciadas (PDs)
Atendem a alunos com atraso no desenvolvimento global, com deficiências decorrentes de lesões neurológicas e/ou com grave sofrimento psíquico (psicose, autismo, neurose grave).
A proposta consiste na criação de espaços de expressão através de ações terapêuticas e educacionais, ampliando o desenvolvimento das áreas: cognitiva, emocional, psicomotora e social. O trabalho acontece em pequenos grupos na escola e comunidade (passeios, viagens curtas, eventos e etc).
1.2. c - Iniciação Profissional
Consiste em proporcionar ao aluno, situações para a aprendizagem de atividades da vida profissional, promovendo a autonomia e o desenvolvimento das noções como o respeito à regras, ao tempo de tolerância numa tarefa, além de estimular no aluno a elaboração de estratégias para a resolução de problemas apresentados.
O trabalho é planejado em etapas envolvendo a avaliação das aspirações e desejos de cada aluno, a orientação das vocações para o mercado de trabalho, o desenvolvimento específico das aprendizagens profissionais, visitas a diversas instituições e os estágios profissionalizantes.
A etapa final consiste na inclusão dos alunos no mercado de trabalho acompanhando a passagem para a organização formal dos mesmos através dos diversos processos de produção (Associações, Cooperativas e etc.), bem como a preparação para seleções profissionais para contratos e/ou concursos.
1.2. d – Grupo de Pais
A escola Tupambaé realiza um trabalho de integração com os pais e/ou responsáveis dos alunos através de encontros formais (reuniões e grupo operativo) e informais (festas, eventos sociais...). Por meio destas ações pretende-se uma maior participação das famílias no processo educacional-terapêutico.
2- Acompanhamento Terapêutico
O Acompanhamento Terapêutico é consolidado como uma atividade alternativa direcionada à pessoas com dificuldades decorrentes de lesões neurológicas e/ou grave sofrimento psíquico (psicose, autismo, neurose grave),bem como casos de drogadicção.
Tem como objetivos principais evitar a internação e possibilitar a reinserção social do sujeito. Todo o processo de acolhimento e encaminhamento terapêutico se dá através de uma avaliação feita pela coordenação e supervisão do projeto, com cliente e/ou a família.
A equipe se reúne semanalmente para estudar os casos, suas necessidades e o planejamento do atendimento de cada cliente. O trabalho funciona 24 hs por dia através de escalas organizadas conforme o projeto terapêutico de cada caso.
As intervenções podem ocorrer em instituições públicas ou particulares , nas situações de internação, alta, inserção em projetos etc; nas residências, colaborando na melhoria das relações familiares, na execução de atividades cotidianas e na comunidade, participando de atividades sociais.
A Cooperativa Tupambaé oferece esse tratamento não só para os alunos da escola, como também para demandas externas.
3. Centro de Estudos e Vivencias Tupambaè - CEVT
Dinamiza ações de aprimoramento técnico do corpo de profissionais da instituição, além de divulgar o trabalho realizado na Tupambaé e prestar serviços de formação de profissionais para a comunidade.
O principal objetivo do CEVT é desenvolver o potencial humano e profissional, possibilitando a ampliação da consciência crítica sobre as várias visões de mundo. Dessa forma, desenvolve-se condições para a construção do trabalho em equipes cooperativas nas áreas da administração, educação e saúde.
Este objetivo torna-se tangível, através da divulgação ampla, sistemática e permanente dos estudos sobre educação, saúde, cidadania e gestão participativa. O planejamento é elaborado a partir das necessidades que avaliamos no trabalho da Tupambaé, mas também podem ser planejados conforme demandas específicas solicitadas à Instituição .
ESCOLA TUPAMBAÈ
Ensinando e Aprendendo
Um comentário:
Ola!
Sou Marta, psicologa, 28 anos.
Gostaria de enviar meu curriculum para voces, atualmente trabalho em duas escolas, Sapiantia e Ventura.
Cordialmente,
Marta Magalhaes
aguardo retorno por
martimasmatos@hotmail.com
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